sábado, 19 de junho de 2010

Um sábado de folga na capital

Hoje tive meu segundo dia de folga aqui na África do Sul. Aproveitei então o sabadão para conhecer Pretória, uma das três capitais do país.

Localizada a pouco mais de 50 km de Johannesburgo, a simpática e arborizada cidade é a sede administrativa da nação (as outras capitais são Cape Town, onde fica o Poder Legislativo, e Bloemfontein, sede do Judiciário).

Há alguns anos, com o fim do nefasto Apartheid, o nome da cidade foi modificado para Tshwane (que significa, no idioma zulu, "Somos Todos Iguais").

A medida visava apagar um pouco a forte ligação histórica do local com líderes africâners, defensores do antigo regime político segregacionista (o nome Pretória, por exemplo, vem do ex-presidente Andries Pretorius, de origem africâner).

Porém, a modificação não pegou nem mesmo entre os negros. Como resultado, o nome Pretória segue aparecendo em mapas, livros, guias turísticos e até mesmo nas placas de trânsito das estradas.

Apesar de ter cerca de 2,5 milhões de habitantes, a capital administrativa parece ser bem tranqüila. Suas ruas, bastante arborizadas, viram belos cartões postais no início da primavera, com seus imponentes jacarandás se enchendo de flores.

Como infelizmente já estamos no final do outono, quase inverno, não deu pra ver o colorido rosa e roxo destas árvores.

Mas ainda assim o verde de suas copas e o cinza e branco de diversos monumentos e prédios históricos foram mais do que suficientes para que o passeio fosse bastante agradável.

Ao lado de meu amigo Antonio Edson, narrador da Transamérica FM, fiz o trajeto entre as duas cidades em pouco menos de uma hora. As estradas percorridas hoje, como quase todas que já peguei nesta região da África, são excelentes. Espaçosas, bem sinalizadas e sem um único pedágio.

Na maior parte da viagem, a velocidade máxima permitida foi de 120 km/h.

Abaixo, algumas fotos de nossa visita à Pretória!




O bonito jardim das imagens acima é a bonita vista de quem está nos Union Buildings, sede do governo sul-africano.




Acima, a arquitetura de estilo vitoriano dos Union Buildings




Na foto mais ao alto, uma das centenas de ruas bem arborizadas da capital. Nas seguintes, a Church Square, no centro da cidade, onde fica o Palácio da Justiça, local onde Mandela foi condenado à prisão perpétua.

Por se tratar de um sábado, a praça estava repleta de crianças, jovens e adultos. Gente deitada na grama, alguns batendo papo e houve espaço até pra apresentações de dançarinas com roupas típicas.

E amanhã, direto aqui de Johannesburgo, já com saudade do clima quase bucólico de Pretória, voltaremos a tabelar sobre a Copa no Torcida Ultragaz!

Nenhum comentário: