sábado, 26 de junho de 2010

Luis Suárez "8 e 80" quebra tabus de 40 e 32 anos


A seleção uruguaia acaba de bater a Coreia do Sul, por 2 x 1, tornando-se a primeira equipe classificada para as quartas-de-final do Mundial da África do Sul.

Com dois gols que acabam de entrar para a história do futebol uruguaio, o atacante Luis Suárez conseguiu quebrar dois tabus de décadas.

O Uruguai volta a ficar entre os oito primeiros times de uma Copa depois de 40 anos (foi semifinalista em 70) e uma equipe sulamericana diferente de Brasil e Argentina consegue chegar às quartas-de-final pela primeira vez em 32 anos (a última havia sido o Peru, em 78).

O Uruguai mantem ainda a mística das boas campanhas em Copas de 20 em 20 anos. A Celeste foi campeão em 30, bicampeã em 50, semifinalista em 70, conseguiu vaga nas oitavas em 90 (sendo eliminada pela fortíssima Itália, anfitriã daquele torneio) e agora chega às quartas em 2010.

A vitória foi justa, apesar da pressão sul-coreana na primeira metade do segundo tempo (único momento do jogo que teve o domínio dos asiáticos), que culminou com o gol de empate do time.

Forlán, Pérez e Cavani jogaram uma boa partida, mas o protagonista do espetáculo foi mesmo Suárez, o artilheiro “8 e 80”. Os gols decisivos de hoje foram marcados aos 8 do primeiro tempo e aos 35 do segundo (80, no total)

De quebra, o uruguaio assume a liderança da artilharia do Mundial, com três gols, ao lado do argentino Higuaín, o eslovaco Vittek e o espanhol David Villa.

Nenhum comentário: