domingo, 20 de junho de 2010

Dois "Stojkovics", dois penais e dois finais diferentes

Nas quartas-de-final da Copa da Itália, em 1990, a então Iugoslávia foi eliminada pela Argentina na disputa por penais.

Na oportunidade, o grande craque da seleção do Leste Europeu, Stojkovic, desperdiçou sua penalidade.

Vinte anos depois do lance infeliz do craque e também muitos anos após o desmembramento da antiga nação comunista (dividida em Sérvia, Montenegro, Croácia, Bósnia, Macedônia e Eslovênia), a agora seleção sérvia mais uma vez tem que encarar penalidades num Mundial.

Na estreia, diante de Gana, a bola do adversário entrou. Mas na segunda rodada, contra a poderosa e favorita Alemanha, outro Stojkovic foi protagonista. E outro final pôde desfrutar a torcida sérvia.

O goleirão, xará do craque de 20 anos atrás, fez grande defesa após o chute de Podolski e ajudou a Sérvia a conquistar sua primeira vitória em Copas, após o desmembramento da antiga Iugoslávia.

Vitória que embolou totalmente o grupo D da competição. Se der a lógica, Gana deve vencer a Austrália e assumir a liderança isolada da chave, com seis pontos. E decidirá a classificação na última rodada com a própria Alemanha.

Já o time sérvio pode chegar aos seis pontos com uma provável vitória também diante dos australianos na terceira rodada.

Nesse exercício de probabilidades, poderíamos então ter a classificação de duas equipes sendo decididas no saldo de gols. Isso, claro, caso a Alemanha vença Gana na última rodada, resultado que ainda acho o mais provável, mesmo após a derrota germânica nesta sexta-feira.

Nenhum comentário: