quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais números... e já são 18 dias no continente negro!

Bom dia pessoal!

Já são 18 dias aqui em solo sul-africano. Muita saudade da família e dos amigos. Eu nunca havia ficado mais de 24 horas longe de meu filho, Felipe, que fará dois aninhos em agosto.

Mas as emoções da Copa do Mundo e as muitas horas diárias de trabalho em Johannesburgo (já cheguei a ficar 14 horas ininterruptas aqui no IBC, o centro de imprensa do Mundial) são o combustível para seguir adiante, tentando de alguma forma driblar a saudade. Mas asseguro a vocês, ela é uma ótima marcadora!

Bem, deixando as confissões pessoais de lado, vamos a alguns números desta Copa pra começar o dia!

A seleção paraguaia tenta hoje, diante da Nova Zelândia, conseguir sua classicação à segunda fase do Mundial pela quarta vez em sua história. E tenta pela primeira vez se classificar como primeira do grupo. O que provavelmente evitaria um confronto diante da forte Holanda.

Espanha e Chile se enfrentam amanhã, em Pretória. O goleiro chileno Claudio Bravo ainda não foi vazado neste Mundial. Curiosamente, ele joga no futebol espanhol: ajudou a levar a Real Sociedad à primeira divisão na última temporada.

Ao longo da história, Chile e Espanha já se enfrentaram sete vezes. Retrospecto totalmente favorável aos europeus: seis vitórias e um empate. 18 gols a favor, três contra.

O zagueiro Lúcio se tornará amanhã, entrando em campo diante de Portugal, o sétimo atleta brasileiro com o maior número de jogos em Copas. Serão 15 partidas, uma a mais do que ninguém menos que Pelé.

Lúcio igualará o número de jogos de Rivelino, Bebeto, Didi e Nilton Santos. E ficará atrás de Jairzinho (16), Roberto Carlos (17), Dunga e Tafarel (18), Ronaldo (18) e o recordista Cafu (19).

Fazendo uma conta rápida e simples, Lúcio poderá igualar o lateral penta-campeão caso jogue todas as partidas e o Brasil chegue até a decisão.

Já classificado para as oitavas, o Uruguai pegará a Coréia do Sul, adversário que só enfrentou uma vez em Mundiais: vitória por 1 x 0 na primeira fase do Mundial de 90.

Estados Unidos e Gana (outro confronto das oitavas) se enfrentaram na última Copa, com vitória do time africano por 2 x 1, ainda na primeira fase.

O goleirão uruguaio Muslera, que assim como o chileno Bravo, ainda não levou gol na África, pode bater o recorde nacional de Mazurkiewicz.

Entre as Copas de 66 e 70, o lendário arqueiro ficou 277 minutos sem ser vazado. Muslera precisa apenas não tomar gol nos oito primeiros minutos do jogo contra a Coréia para superar, pelo menos neste quesito, o maior goleiro uruguaio de todos os tempos.

Pra finalizar, Holanda e Camarões se enfrentarão pela primeira vez numa Copa, hoje à noite (tarde no Brasil), em Cape Town. Até hoje, as duas seleções só se encontraram em amistosos: uma vitória holandesa por 1 x 0, em 2006, e um empate por 0 x 0, em 98!

Nenhum comentário: