quarta-feira, 16 de junho de 2010

Robinho, Elano e Nilmar se destacam em vitória brasileira

Deixando de lado todos os (muitos) pontos negativos da seleção brasileira em sua estreia, vamos tentar analisar o que o time comandado por Dunga teve de melhor.

Como por exemplo o futebol simples, mas eficiente do meia Elano, provavelmente o jogador mais regular desta nova "Era Dunga".

O ex-santista não é genial, nem pode ser chamado de craque, mas tem boa técnica, chuta bem e se movimenta o tempo todo. Jamais se esconde do jogo.

Ganhou a confiança de Dunga logo na segunda partida da seleção sob o comando do "capitão do Tetra", uma vitória convincente sobre os argentinos.

Contra a Coréia do Norte, Elano deu um passe preciso para o primeiro gol de Maicon e mostrou oportunismo no segundo gol. Fez sua parte.

Outro que não decepcionou foi Robinho, articulador das principais (e poucas) jogadas da seleção na etapa inicial. Manteve o bom ritmo no segundo tempo e ficou ainda mais à vontade após o gol de Maicon.

Dunga ainda ficou satisfeito com o futebol mostrado pelos reservas Daniel Alves e Nilmar, que deram muito mais velocidade à equipe.

Em apenas 15 minutos em campo, Nilmar foi mais perigoso que Kaká, que jogou quase 80 minutos.

Outro destaque da partida foi o zagueiro Juan, em jornada quase perfeita. Lúcio também foi seguro, mas levou o drible que originou o gol asiático. Embora a falha maior tenha sido de Gilberto Silva, que chegou um pouquinho atrasado na marcação.

No final das contas, o resultado por 2 x 1 foi obviamente uma decepção. Mas o Brasil lidera a chave, está a uma vitória da classificação e mostrou por alguns instantes na etapa final que pode crescer na competição.

Além disso, manteve um longo tabu de estreias com vitórias. O último tropeço num primeiro jogo, um empate com a Suécia, aconteceu há 32 anos, na Copa da Argentina. Já a última derrota em estreia aconteceu há 76 anos: Espanha 2 x 1, em 1934.

Nenhum comentário: