quarta-feira, 16 de junho de 2010

Espanha é primeira favorita a perder!

E a seleção da Suíça segue sem levar gols em Copas há 16 anos. A última vez que a equipe teve sua rede balançada foi em 94, quando perdeu da Espanha, justamente o adversário que derrotou hoje, nas oitavas-de-final do Mundial.

No Mundial de 2006, na Alemanha, os suíços foram eliminados nos penais pela Ucrânia, também nas oitavas, sem levar nenhum gol. Foi inclusive a primeira seleção a ser eliminada sem sofrer gol na história das Copas.

Se por um lado o time helvético manteve o tabu de 16 anos, conseguiu quebrar outro, muito mais longo: o de nunca ter vencido a Espanha.

Até então, as duas seleções haviam se enfrentado 18 vezes, com 15 vitórias da Fúria e três empates.

O jogo: Espanha e Suíça fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas com o time de Vicente Del Bosque criando um pouco mais de oportunidades.

No segundo tempo, veio a surpresa. Numa sucessão de erros e infelicidades da zaga espanhola, veio o gol do cabo-verdiano naturalizado suíço Fernandez.

De imediato, os espanhóis sentiram o baque. Mas após as entradas de Torres e Navas, a equipe se reencontrou no jogo e passou a pressionar o time suíço.

Bombardeio espanhol à meta do goleiro Benaglio. Todavia não era dia da Fúria! E a bola teimou em não entrar.

E a primeira zebra da Copa passeou pelo gramado do Durban Stadium. Zebra bastante injusta, diga-se de passagem. Por todas as chances criadas, a Espanha merecia, no mínimo, o empate.

Sobram agora os jogos contra Honduras e Chile para a campeã da Eurocopa tentar se recuperar e buscar sua classificação.

Como perdeu por placar mínimo e no outro jogo do grupo o placar também foi de apenas 1 x 0 (vitória do Chile sobre Honduras), é bem provável que duas vitórias sejam suficientes.

Basta o simpático mamífero preto e branco não voltar a atrapalhar os planos do time ibérico.

Um comentário:

Unknown disse...

uma primeira rodada com apenas 2 zebras paraguai 1 x 1 italia e suiça 1 x 0 espanha.
E uma curiosidade se a africa do sul não se classificar vai ser o 1º pais anfitrião eliminado na 1ª fase na historia das copas.