quinta-feira, 17 de junho de 2010

Parreira e os outros comandantes brasileiros de seleções rivais

Carlos Alberto Parreira já dirigiu cinco seleções diferentes em seis Copas do Mundo. Curiosamente, no entanto, nunca conseguiu vencer um jogo sequer fora da seleção brasileira.

Foram duas derrotas e um empate pelo Kuwait, em 1982; três derrotas pelos Emirados Árabes Unidos, em 90; duas derrotas pela Arábia Saudita, em 98 (foi demitido antes da disputa do terceiro e último jogo da seleção do Oriente Médio); e um empate e uma derrota pela África do Sul, até aqui, neste Mundial.

Campeão do mundo em 94, Parreira não foi o primeiro brasileiro a comandar uma seleção internacional em Copas.

Em 1966, Oto Glória levou a seleção portuguesa à semifinal (Felipão repetiria o feito com a mesma equipe em 2006). Quatro anos depois, o ex-craque da seleção Didi levou o Peru às quartas-de-final.

Tim (com o Peru, em 82), Evaristo de Macedo (com o Iraque, em 86), José Faria (Marrocos, em 86), Renê Simões (Jamaica, em 98), Paulo Cesar Carpegiani (Paraguai, em 98), Alexandre Guimarães (Costa Rica, em 2002 e 2006) e Marcos Paquetá (Arábia Saudita, em 2006), além do já citado Felipão, são os outros brasileiros que dirigiram seleções estrangeiras nos Mundiais.

Nenhum comentário: