domingo, 20 de junho de 2010

Copa América na África!

Com a justa vitória conquistada pela seleção paraguaia diante da Eslováquia, neste domingo, em Bloemfontein, o futebol sulamericano segue invicto na Copa, com um aproveitamento de pontos invejável.

Após oito jogos disputados, o continente soma seis vitórias e dois empates. São 20 pontos em 24 possíveis. Aproveitamento de 83,%. Nenhum outro continente chega perto disso.

Esperamos que o Brasil mantenha a boa fase sulamericana daqui a pouco, diante da Costa do Marfim, aqui em Johannesburgo.

Até esse momento, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai tem boas condições de classicação às oitavas-de-final. Se todos avançarem, teremos pela primeira vez na história cinco times sulamericanos na segunda fase de uma Copa.

E pela segunda vez, todas as equipes sulamericanas se classificando às oitavas.

Em 86, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai eram os representantes do continente na Copa. E todos se classificaram.

Já em 98, a América do Sul também teve quatro times nas oitavas (Brasil, Chile, Argentina e Paraguai), mas um quinto representante (Colômbia) foi eliminado na primeira fase.

Como se não fossem suficientes as boas campanhas dos times da América do Sul, duas seleções da Concacaf também estão muito próximas da classificação: EUA e México.

Por enquanto, apenas a Honduras, terceiro representante da confederação das Américas do Norte e Central, sentiu o gosto amargo da derrota. Porém, o tropeço veio diante de outro time americano (Chile).

Se Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, EUA e México ratificarem o favoritismo momentâneo e chegarem às oitavas, teremos uma mini Copa América na próxima fase, com sete dos 16 finalistas da competição.

Nenhum comentário: