
Única estreante na Copa da África (desconsiderando, claro, os anos em que fez parte da antiga Tchecoslováquia), a seleção da Eslováquia garantiu hoje classificação para a próxima fase da competição.
É curioso notar que o time europeu manteve uma longa tradição de "novatos" competentes em Mundiais. Desde a Copa de 86, que uma equipe debutante em Copas sempre passa da primeira fase.
Naquele Mundial, disputado no México, o estreante classificado para as oitavas foi a Dinamarca, chamada na oportunidade de "Dinamáquina".
A estatística não teve início em 82, com a seleção da Argélia, porque Alemanha e Áustria fizeram uma grande marmelada na última rodada. A Alemanha se classificava com vitória simples e a Áustria avançava mesmo com derrota por um gol de diferença.
Advinhem qual foi o resultado? Claro, Alemanha 1 x 0! E os africanos voltaram pra casa.
Em 1990, quatro anos após a boa campanha da Dinamarca, foi a vez da Costa Rica debutar com eficiência, garantindo vaga na segunda fase, no Mundial da Itália. Já em 94, o estreante classificado foi a Nigéria.
Seguindo a história, tivemos Croácia (98), Senegal (2002), Gana (2006) e agora os eslovacos.
De todos esses times, apenas Senegal e Croácia conseguiram passar das oitavas. Os africanos bateram a Suécia e cairam nas quartas-de-final diante da Turquia.
Já o time europeu foi ainda mais longe, caindo apenas na semifinal, diante da França. E teve o artilheiro da competição, Davor Suker, com seis gols.

Nenhum comentário:
Postar um comentário