domingo, 13 de junho de 2010

Um passeio por Marshall Town, em Johannesburgo

No último sábado, durante minha primeira folga em solo sul-africano, aproveitei pra conhecer um pouco mais de Marshall Town, bairro onde fica nosso hotel, em Johannesburgo.

Trata-se de uma região central da cidade, com muitos prédios comerciais, hotéis, bancos, praças e cafés. Estátuas e placas com informações sobre a cidade dão um charme ao local.

Gostei particularmente da Gandhi Square (Praça Gandhi), onde há uma bela estátua do líder pacifista indiano (Gandhi morou 21 anos na África e, como advogado, chegou a defender diversos imigrantes indianos, que trabalhavam no país em regime semi-escravo), e também do Carlton Centre, prédio mais alto do continente africano (com 50 andares, modesto se comparado aos edifícios mais altos dos EUA, Europa e Ásia), de onde temos uma visão privilegiada da maior cidade sul-africana.

Curiosamente, passamos por pouquíssimos brancos durante o passeio, feito totalmente a pé. Num primeiro momento, até ficamos com um pouco de receio, pois durante vários quarteirões éramos os únicos brancos na rua.

Mas os pedestres sul-africanos nem se importavam com nossa presença, enquanto os policiais - dezenas deles num raio de pouco mais de um quilômetro - davam um show de simpatia, sempre prestativos quando pedíamos informações.

Abaixo, algumas fotos tiradas durante essa caminhada em Marshall Town!













Nenhum comentário: