sábado, 10 de julho de 2010

Mais números sobre a decisão

Espanha x Holanda! Primeira final de Copa dos espanhóis. Terceira dos holandeses. Oitava decisão com duas seleções europeias. Primeira final da história sem a presença de pelo menos um dos quatro maiores finalistas da competição: Brasil (sete vezes finalista), Argentina (quatro), Alemanha (sete) e Itália (seis).

A Holanda repete a façanha das seleções brasileiras de 70 e 2002, que venceram todos os jogos até chegarem à decisão. Outros finalistas que chegaram com 100% de aproveitamento à final foram Argentina (1930), Uruguai (também em 30), Itália (38) e Hungria (54).

Por outro lado, a Espanha mostrou o mesmo poder de recuperação de Alemanha Ocidental (1982), Argentina (1990) e Itália (1994), seleções que perderam na estreia, mas conseguiram dar a volta por cima e chegar à grande decisão.

Sneijder e Villa brigam pelo título e pela artilharia da Copa. Em apenas quatro oportunidades, o campeão do Mundial teve também o artilheiro do torneio: em 34, com o italiano Angelo Schiavo; em 78, com o argentino Mario Kempes; em 82, com o italiano Paolo Rossi; e em 2002, com o brasileiro Ronaldo.

A Holanda jogará neste domingo com o tradicional uniforme laranja. A Espanha terá de jogar de azul.

Em 58, o Brasil conquistou seu primeiro título com seu uniforme de número 2. Com o mesmo azul, a "cor do manto de Nossa Senhora Aparecida", como disse à época o Marechal da Vitória, Paulo Machado de Carvalho.

E um último detalhe interessante: existe a chance de pela primeira vez a Copa do Mundo ser vencida pelo país do campeão do torneio de Wimbledon na mesma temporada. No caso, Espanha e Fernando Nadal.

E por ironia do destino, qual foi até aqui a única equipe que conseguiu bater a Fúria neste Mundial?

A Suíça, de Roger Federer, maior rival de Nadal.




Nenhum comentário: