sábado, 29 de novembro de 2008

Romário é o "Pelé" de nossa geração!


A segunda enquete do blog termina nas próximas horas. Pelo visto, o baixinho Romário deve ser o vencedor. Deve ser o escolhido dos internautas como o melhor jogador brasileiro após a "Era Pelé". Até eu escrever esse texto, o tetracampeão mundial tinha recebido 26 votos, contra 22 de Ronaldo e 21 de Zico.

Curiosamente, o Galinho quase não foi votado nos primeiros dias. Talvez algum rubronegro fanático tenha feito campanha na internet, promovendo este blog, o que pode explicar a reação fulminante do jogador mais importante da história do Flamengo.

De qualquer maneira, os resultados identificam a baixa média de idade entre os votantes. Provavelmente, alguém com menos de 25 anos preferirá Ronaldo, Romário e Ronaldinho Gaúcho, até por não ter visto Sócrates, Falcão e Zico em campo. Careca é um pouco mais jovem do que o trio, mas ainda assim se consagrou numa época onde o marketing esportivo era menos agressivo e a cobertura da mídia era muito menor, em relação aos tempos atuais de tevês a cabo, transmissões quase que diárias de campeonatos europeus, sites e blogs.

Mesmo assim, particularmente, achei super justa a vitória (ainda parcial) de Romário. Discordo do segundo lugar. Sou muito mais Zico do que o Fenômeno. Na quarta posição, confesso que fico na dúvida entre Ronaldinho (o quarto mais votado dos internautas) e Sócrates. Depois, viriam Falcão e Careca.

Vale, no entanto, uma ressalva. Tivesse o Brasil vencido a Copa de 82 e Zico seria o meu jogador predileto, na frente inclusive de Romário. E Sócrates e Falcão também subiriam posições em meu ranking.

Sócrates, Zico e Falcão nunca ganharam uma Copa do Mundo mas, juntos, jogaram em 1982 um futebol muito superior ao da dupla infernal Bebeto e Romário em 94 e do ótimo trio Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho em 2002.

E até a próxima enquete!

5 comentários:

EDILSON VIEIRA disse...

Thomaz, boa tarde.
Concordo com você, pois a maioria que vota no seu blog é quem ouve o Galera Gol e a maioria é menor de 27 anos.
Eu, tenho 33 anos e votei no melhor jogador que presenciei...
ZICO.
Colocando em lista os melhores...
2) Falcão
3) Careca
4) Ronaldo
5) Sócrates
6) Romário
7) Ronaldinho

Abraços....

Saulo disse...

Depois de Garrincha é o Pelé e depois de Pelé é o Ronaldo.

Unknown disse...

Ronaldinho e Ronaldo


Thomaz por favor qual o nome daquela música que finaliza o Galera Gol ????

Abraços e vc é o melhor :D

Thomaz Rafael disse...

Edilson, Saulo e Orides, obrigado pelos comentários. Orides, a música se chama "The Way" e foi gravada pelo grupo Fast Ball. Abração a todos!

Igor Sausmikat disse...

romário é rei,ele é o caraaa!!!
até que concordo com isso,aliás o próprio romário em entrevista lá pra trás a antiga que fizeram na band num domingo a noite com o kajuru o romário disse que depois do pelé,ele era o melhor!!!
abraços!