terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quebra do tabu e título mundial são as conquistas preferidas da Fiel

Pelo menos para a grande maioria dos leitores corintianos deste blog, os títulos paulista de 77 e mundial de 2000 são as duas conquistas mais marcantes dos 99 anos de história do Corinthians.

Em enquete realizada nas últimas duas semanas, com a participação de 79 votantes, 39% dos votos foram para a inesquecível quebra do tabu, no Campeonato Paulista de 1977.

Logo atrás, com 35%, veio o título alcançado no dia 14 de janeiro de 2000, em pleno Maracanã, diante do Vasco da Gama.

Também foi bem votada a conquista do primeiro título brasileiro, em 1990 (12%).

E o Bi-Brasileiro de 98/99 veio na quarta posição, com 5% dos votos.

Os títulos da Copa do Brasil e conquistas estaduais maravilhosas, como a do quarto centenário (1954) e o bicampeonato da Democracia Corintiana, ficaram bem atrás.

Curioso notar como o corintiano é diferentes dos demais torcedores. Que outra torcida escolheria um título estadual como o mais importante de sua galeria de troféus, mesmo tendo sete conquistas nacionais e uma Mundial no currículo?

A Fiel não se importa com rótulos e nem se vangloria dos maiores feitos de seu time do coração. Prefere valorizar o título que marcou o fim de uma fila dramática.

Deixa qualquer orgulho de lado e dá lição de humildade, assumindo que o gol de Basílio, marcado não contra o Real Madrid, o Vasco da Gama, o Palmeiras ou o São Paulo, mas sim contra a modesta Ponte Preta, talvez tenha sido o lance mais mágico em 99 anos de uma trajetória de grandes triunfos e tropeços traumáticos.

Mas independentemente das vitórias e derrotas, 99 anos de uma incontrolável e inexplicável paixão.

2 comentários:

corinthiano disse...

pois é Thomas, apesar de não ter vivido esse momento fantástico da história do todo poderoso timão, eu também considero o paulista de 77 o maior dos títulos conquistados pelo Corinthians.
Fico imaginando como seria ficar 23 anos sem comemorar um título, já que nasci em 1980 e estou acostumado com títulos do Timão.
E dizem que a torcida só cresceu durante esses anos de jejum.

A fiel realmente é diferente de todas as outras(com o devido respeito que elas merecem)que desaparecem quando o time mais precisa...(Bambis)

Saulo disse...

É verdade. Os corinthianos preferem essas conquistas.