quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Desabafo de um palmeirense


E-mail enviado pelo meu amigo Alexandre Monteiro, palmeirense roxo. Aliás, roxo não, verde. O roxo agora é a cor de seu rival!


"Thomaz, depois desse campeonato medíocre que o Palmeiras fez eu gostaria de nunca mais falar de futebol, quem me dera conseguisse. Mas gosto de tirar umas dúvidas com você quanto a minha sanidade mental.

Pra mim, esse é o time mais feio, confuso e mal treinado que o Luxemburgo já montou. Ou melhor, não montou. Ele pegou o bom time que ganhou o Paulista, que todo mundo sabia escalar, e transformou num catado. Veja abaixo porque eu acho que perdemos o título mais ganho dos pontos corridos:

Pra mim, começou na comemoração do Paulista. A história do cabelo nunca foi engolida. Venderam o Henrique, baita zagueiro. Trouxeram o Gladstone e o Jéci. Ele demorou umas 12 partidas pra perceber que não dava mais pra insistir. E ainda cismou com o Gustavo, o melhorzinho que sobrou. Nem vou falar do Roque Jr., que aí vira piada.

Depois, acreditando nessa imprensa maldita, vendeu o Valdívia, porque não faria falta. Com o chileno, o time criava e chutava umas 20 bolas por jogo, enquanto agora deve estar chutando umas três (com Léo Lima!).


Ninguém que ele trouxe para o Brasileiro vingou. O Sandro Silva, que estava bem, ele queimou. Quem ainda joga bola, não foi ele quem trouxe: Marcos, Gustavo, Martinez, Pierre, Kléber.

Os laterais minguaram. O time é puro descontrole. 105 cartões amarelos e uma porrada de vermelhos. São os dois únicos ítens em que o Palmeiras é líder. Vide a reação do Marcos, uma das coisas mais ridículas que eu já vi. Ele parecia querer mostrar que está tudo errado.

São só pitacos do time. Quanto ao Luxa: está completamente desmotivado, gostaria de ser diretor técnico de futebol, sei lá. Tudo tá bom, não sai do banco pra nada. Faltam 12 pontos e ele jogou a toalha. Não confia em ninguém que trouxe e não deve confiar mesmo. Lenny, Maicosuel, Jefferson, Fabinho Capixaba (o Wendel fez um baita campeonato em 2007 de lateral e foi mandado pro Santos!), Tiago Cunha e Jorge Prea são verdadeiras comédias.

E corroborando com minha tese de que só se reclama de arbitragem quando seu time está mal, vamos lá: 29 julgamentos do Palmeiras no STJD. Alguns, acho até que mereciam; outros são brincadeira. O que fizeram com o Diego Souza dessa vez, se faço parte da diretoria, não tinha jogo. Já te escrevi uma vez quando o Edmundo foi punido por entrada no Miranda. Falei que era o começo do fim. Acho que foi mesmo.

Acho que ajudaram muito o Grêmio o campeonato todo. O São Paulo, se não ajudam, não roubam de jeito nenhum. O jogo contra o Botafogo, que pra mim definiu psicologicamente o campeonato, foi um assalto.

Só pra terminar, com tudo isso, por incrível que pareça, acho que o São Paulo merece ser campeão. Para o bem geral do futebol. O Muricy é chato, porém humilde e trabalhador. Tira leite de pedra, recupera jogadores. Foi o único que teve uma arrancada de verdade na hora certa. Já a sorte deles é um capítulo à parte, ainda mais depois daquela final contra o Liverpool.

Celso Roth campeão premiaria um futebol medíocre de um estado que tem os únicos times que entregam jogos no Brasil. O Inter entregou pro Goiás, para o seu time cair. E entregou de novo esse ano pro São Paulo, pra ferrar o Grêmio. Só pra constar, acho que o Tcheco fez umas 10 faltas domingo. E ele é o camisa 10 do time.

É isso Thomaz. Acho também, como já te disse antes, que o Corinthians fez uma bela série b, independente dos adversários. Acho o meio campo com Cristian, Elias, Morais e Douglas muito competitivo. O lateral esquerdo é um dos melhores do Brasil e o goleiro também. Se mantiver o Mano, que é muito sério, e reforçar um pouco, brigará por títulos no ano que vem."


Nota do bloguero: Acho que a decepção de meu amigo palmeirense com Luxemburgo e com o time reflete bem o que pensam atualmente os torcedores do Verdão. Como já disse nos programas da Transamérica, Luxemburgo trabalhou muito bem no primeiro semestre, mas errou demais nos últimos meses.

E, apenas pra fazer justiça, o Marcos foi recolocado no time titular pelo Luxa. Quando todos esperavam que o Diego Cavalieri ficaria no gol, Luxa resolveu apostar novamente no pentacampeão. Talvez, já imaginando que Diego seria negociado. Mas enfim, foi o responsável direto pela volta do Marcão.

De qualquer maneira, foram realmente muito mais erros do que acertos, fato pouco usual na carreira vencedora de Luxemburgo. O título ainda não está perdido, embora tenha ficado bem distante. Mas é certo que o Palmeiras não vem jogando bem e precisará de reforços para ter um elenco de qualidade em 2009. Sem Diego Souza e Kléber, por exemplo, como vimos diante do Grêmio, o time fica bem fraquinho.

3 comentários:

Saulo disse...

O Valdívia está fazendo muita falta.

Anônimo disse...

Seu blog é excelente Thomaz! Eu estou sempre acompanhando!

E esse comentário do palmeirense reflete exatamente o que os torcedores pensam (sou um deles).

É um time perdido quando não tem Diego Sono e Kléber. E depender do Diego é sacanagem...

Mas quem sabe a base de muita reza, aconteça um milagre! Veja que não está impossível:

O Palmeiras tem quatro adversários que são completamente vencíveis (Flamengo, Ipatinga, Vitória e Botafogo). Pode acontecer de fazer 0s 12 pontos, mesmo eu achando isso mais do que um milagre.

O São Paulo tem grande chance de perder pontos contra Vasco e Fluminense. Se empatar os dois, e considerando os 12 pontos do Palmeiras, o tricolor é ultrapassado.
O Grêmio pode tropeçar contra Coritiba, Vitória ou até o Atlético MG, ou seja, um time não tão difícil de ultrapassar.
Já acho que o Cruzeiro perde pontos contra o Náutico, o que já seria o bastante para ficar atrás do Verdão.
E o Flamengo, se perder o jogo de domingo, já ficaria bem atrás.

Quem sabe um milagre!!!!

Abraços, Thomaz!

Anônimo disse...

Concordo plenamente, sou fã de futebol, corinthiano e gosto de times fortes e competitivos. Infelizmente os times estão cada vez mais confusos, confesso que acompanho mais os campeonatos de fora (para ver os jogadores brasileiros tipo: Milan, Inter, Mancheser City,...) do que os jogos daqui. Agora com o Douglas ta melhorzinho de ver meu timão, pq antes dele aquele meio campo tava ruim demais, via os jogos com um copão de água na mão... só assim pra engolir aquele time (entendeu a piada??... excelente né??).

Abraço Thomaz, qdo não é vc que apresenta o papo de craque eu confesso que nem ligo muito pra ele. parabéns pelos comentários.