terça-feira, 21 de outubro de 2008

O "pneu gigante" de Munique




Conheci o Allianz Arena, na belíssima Munique, em janeiro de 2006. Construído para a Copa do Mundo que seria realizada no mesmo ano, o estádio começou a ser usado alguns meses antes.

Na oportunidade, fiquei apenas 24 horas na capital da Bavária, mas fiz questão de conhecer a nova casa do Bayern de Munique. E também do Munique 1860, a outra equipe da cidade.

Quando cheguei ao estádio (de metrô, fazendo o trajeto do centro histórico da cidade até o local em mais ou menos 30 minutos), por volta das 19h, descobri que o 1860 estava jogando naquele exato momento. Pura sorte. Bem, seria ainda maior se o Bayern estivesse em campo. Mas aí já seria querer demais.

Os termômetros marcavam 7 graus negativos, eu e minha esposa estávamos cansados (havíamos chegado do Brasil naquela manhã, enfrentando portanto 12 horas de avião), mas não dava pra desperdiçar a chance de entrar naquele novo marco arquitetônico, pelo menos no que se refere a arenas multiuso.

Como minha mulher é arquiteta, seu interesse pelo local foi maior do que a vontade de pedir para eu esquecer um pouco o futebol durante nossas férias. E assim, pagamos cerca de 8 euros por cada ingresso (não estranhe o baixo valor, já que a partida era de segunda divisão) e fomos pro jogo.

Ou melhor, fomos pra Arena, já que não assistimos nem a 20 minutos da horrorosa partida em disputa (que aliás, terminou 0 x 0). Demos uma volta pelas arquibancadas, como se estivéssemos fazendo um tour, comemos um cachorro-quente, vimos o time da casa perder um penal e resolvemos voltar pro hotel.

Diversão mais do que suficiente naquela noite. Uma das fotos mostra a cor azul predominante pelo lado externo do estádio. É a cor do Munique 1860. Já quando o Bayern está em campo, o vermelho toma conta da fachada. E quando joga a seleção alemã, prevalece a cor branca.

Munique tem muitos outros atrativos: a linda Marienplatz (considerada uma das praças mais belas da Europa), as torres da igreja Frauenkirche, o Residenz (antiga residência dos reis da Baviera), o Englisher Garten (parque público maravilhoso), as tavernas antigas (especialmente durante a Oktoberfest) e tantos outros cenários deslumbrantes.

Para os amantes da bola, o Allianz Arena entra com facilidade nesta lista. E se você for a Munique, não deixe de conhecer também o Estádio Olímpico, palco principal dos Jogos de 1972. Quem falou que não dá pra matarmos saudade da bola em nossas férias?

Nenhum comentário: