domingo, 19 de outubro de 2008

Mengão e Raposa são os vencedores da rodada!

Flamengo e Cruzeiro fizeram a lição de casa e seguem mais vivos do que nunca no Brasileirão. Ganharam de seus principais rivais neste domingo (Vasco e Atlético) e ainda puderam comemorar os tropeços de Grêmio, São Paulo e Palmeiras.

Resumindo a rodada, incendiaram ainda mais o melhor campeonato brasileiro desde a implantação do simples e justo sistema de pontos corridos. Pelo menos, no que se refere a emoção e equilíbrio.

A única lamentação da torcida rubronegra foram os cartões recebidos por Juan (amarelo) e Fábio Luciano (vermelho). Importantes peças da engrenagem defensiva do Mengão, ambos ficarão de fora do jogo contra o Coritiba, no Maracanã, na próxima quinta-feira (dia 23).

O Urubu é favorito. Também era contra o Galo, mas acabou depenado. Fica a lição daquela derrota.

Já a Raposa, tal qual acontece no mundo animal, não deu chance para a ave rival diante de mais de 52 mil torcedores no Mineirão. Colecionou a terceira vitória consecutiva e tentará a quarta, fora de casa, no sábado (dia 25), contra o Atlético Paranaense, um dos ex-campeões brasileiros desesperados da atual temporada. Os outros são os cariocas Flu e Vasco, ambos na zona do rebaixamento.

No Palestra Itália, o empate foi horroroso para o Tricolor, levando-se em conta que o time vencia por 2 x 0 até 33 minutos do segundo tempo. Quando a equipe da casa parecia entregue, uma jogada de ex-tricolores iniciou a reação: o driblador Denílson deixou André Dias no chão e tocou para Kleber diminuir. Foi o único drible certo dado por Denílson na partida. E será o bastante para a imprensa novamente acreditar que ele ainda é um grande jogador. Porém, hoje o rei das firulas foi decisivo. Dou o braço a torcer.

Dois minutos depois, Leandro bate falta, a bola desvia no endiabrado Dagoberto (um capeta com a bola nos pés e também com a chuteira e os cotovelos nos adversários) e surpreende Rogério Ceni. Era o empate com sabor de vitória verde. O Palmeiras mantém a vantagem de dois pontos para o rival paulista e diminui para um a desvantagem em relação ao Grêmio.

Isso porque o mosqueteiro gaúcho caiu diante de outro poderoso "espadachim": o Robin Hood do Canindé. Incrível Portuguesa, capaz de derrotar Grêmio, Cruzeiro e Botafogo, empatar com Palmeiras e Flamengo, e mesmo assim estar com apenas 31 pontos, mesmo número do Fluminense, primeiro time da zona do rebaixamento.

Na próxima rodada, o machucado líder gaúcho pegará o Sport, no Olímpico (quinta-feira, dia 23); na mesma noite, o Tricolor paulista enfrentará o Vitória, no Morumbi; e o Verdão tentará retornar à liderança, atuando no Maracanã, contra outro tricolor (Flu). O jogo acontece no sábado (dia 25).

Três equipes (Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras) poderão terminar a 31ª rodada na liderança. O São Paulo pode subir pra segunda posição, enquanto o Fla pode ir pro terceiro lugar. As emoções, pelo jeito, continuarão intensas até as últimas rodadas.

Nenhum comentário: