
A segunda enquete do blog termina nas próximas horas. Pelo visto, o baixinho Romário deve ser o vencedor. Deve ser o escolhido dos internautas como o melhor jogador brasileiro após a "Era Pelé". Até eu escrever esse texto, o tetracampeão mundial tinha recebido 26 votos, contra 22 de Ronaldo e 21 de Zico.
Curiosamente, o Galinho quase não foi votado nos primeiros dias. Talvez algum rubronegro fanático tenha feito campanha na internet, promovendo este blog, o que pode explicar a reação fulminante do jogador mais importante da história do Flamengo.
De qualquer maneira, os resultados identificam a baixa média de idade entre os votantes. Provavelmente, alguém com menos de 25 anos preferirá Ronaldo, Romário e Ronaldinho Gaúcho, até por não ter visto Sócrates, Falcão e Zico em campo. Careca é um pouco mais jovem do que o trio, mas ainda assim se consagrou numa época onde o marketing esportivo era menos agressivo e a cobertura da mídia era muito menor, em relação aos tempos atuais de tevês a cabo, transmissões quase que diárias de campeonatos europeus, sites e blogs.
Mesmo assim, particularmente, achei super justa a vitória (ainda parcial) de Romário. Discordo do segundo lugar. Sou muito mais Zico do que o Fenômeno. Na quarta posição, confesso que fico na dúvida entre Ronaldinho (o quarto mais votado dos internautas) e Sócrates. Depois, viriam Falcão e Careca.
Vale, no entanto, uma ressalva. Tivesse o Brasil vencido a Copa de 82 e Zico seria o meu jogador predileto, na frente inclusive de Romário. E Sócrates e Falcão também subiriam posições em meu ranking.
Sócrates, Zico e Falcão nunca ganharam uma Copa do Mundo mas, juntos, jogaram em 1982 um futebol muito superior ao da dupla infernal Bebeto e Romário em 94 e do ótimo trio Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho em 2002.
E até a próxima enquete!