sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Para leitores desse blog, Guga é o "Pelé dos outros esportes"


O tenista Gustavo Kuerten foi o ganhador da enquete sobre o maior esportista brasileiro de todos os tempos. Lembrando que Ayrton Senna da Silva e os craques do futebol ficaram de fora da relação sugerida pelo blog

Guga recebeu 32% dos votos. Foram cinco votos a mais do que o "mão santa" Oscar Schmidt, escolhido por 20% dos votantes. A Rainha Hortência ficou na terceira posição, com 11%, à frente de Émerson Fittipaldi, com 9%. Fechando o "Top Cinco", vem Robert Scheidt, com 6%.

Achei a vitória de Guga merecida, assim como também seriam justas vitórias de nomes como Robert Scheidt e Ademar Ferreira da Silva (únicos brasileiros bi-campeões olímpicos em esportes individuais), ou mesmo Maria Esther Bueno (muito antes de Guga, conquistou as quadras do mundo e ganhou mais títulos de Grand Slam que o compatriota).

E vale ressaltar o incrível carisma de Oscar e Hortência. Mesmo com o fato do basquete brasileiro ter vencido menos títulos do que o nosso vôlei, os dois jogadores são mais idolatrados pela torcida brasileira do que os supercampeões Giba, Maurício, Gustavo, Giovani, Marcelo Negrão, Dante e outros.

No caso de Hortência, sua popularidade é ainda mais expressiva, se levarmos em conta que ela, ao contrário de Oscar, teve uma rival à altura em quadra: a fantástica Paula. As duas tinham características diferentes e pode-se dizer que se completavam quando atuavam juntas, pela seleção. No entanto, talvez Hortência tenha recebido mais votos nesta e em outras pesquisas já realizadas por ser mais carismática do que Paula. Ou por ter começado a brilhar em níveis nacional e internacional um pouquinho antes. Mas dentro de quadra, em minha modesta opinião, as duas foram igualmente geniais.

Também me chamou a atenção o fato de Nelson Piquet, um dos maiores nomes do automobilismo mundial em todos os tempos, não ter recebido um votinho sequer. Já o espetacular Éder Jofre recebeu apenas 1% dos votos provavelmente pela pouca popularidade do boxe aqui no Brasil nos dias atuais.

Foto: Fernando Willadino (Divulgação)

3 comentários:

KaOh | DREAMS | disse...

Thomaz vc escreve sobre musica para alguma revista???
si escreve poderia mi dizer por favor???

Thomaz Rafael disse...

Olá Kaoh.
Já escrevi para diversas publicações de música, inclusive internacionais, como a argentina Prensario, a japonesa Latina e a colombiana El Manisero. No Brasil, escrevia para a SUCESSO!. E hoje sou editor das newsletters da editora Espetáculo. Caso você goste de música e queira receber nossas newsletters, avise-me. Cadastro seu e-mail gratuitamente. Abração!

Joao Coelho disse...

Thomas,o Fuzil é tao magro que no dia do exame de toque o médico usou um cotonete..hahahahahahah