quarta-feira, 15 de abril de 2009

O sorriso e a pureza de um gol

Com belos gols, Neymar e Cristian decidiram as primeiras partidas da semifinal do Paulista 2009.

O santista, com cara, idade e alma de garoto, deixou o pentacampeão Marcos estático, sem reação. Já o corintiano, que de garoto não tem mais nada, até permitiu que o também pentacampeão Rogério se mexesse, mas num reflexo tardio e inútil.

Cristian já deve ter sido inocente um dia. Já deve ter sorrido como criança ao fazer um gol. Exatamente como fez Neymar, após o golaço contra o Palmeiras.

No entanto, como não existem Peter Pans nos gramados (ou em qualquer outro lugar, a não ser em livros e desenhos), o volante corintiano há muito tempo deixou a pureza de lado. Prova disso foi o gesto infeliz feito após seu golaço no Pacaembu.

Não quero aqui crucificar o atleta. Não acho, ao contrário de muitos, que uma suspensão seria justa ou adequada.

Cristian pisou na bola, pediu desculpas e merece puxões de orelha. De seu treinador, de seus companheiros e até mesmo dos tribunais esportivos.

Doar cestas básicas para uma entidade carente seria, em minha modesta opinião, a punição ideal. Desta forma, um erro que serviu de péssimo exemplo para milhões de crianças ao menos premiaria algumas dezenas delas, convertendo-se numa boa ação.

Resumindo, caro Cristian, cujo futebol eu tanto admiro, um gol tão lindo e importante não merecia uma comemoração tão esdrúxula. Combinaria mais, por exemplo, com um sorriso como o de Neymar, mesmo que sem a mesma pureza.

****

Além de Cristian e Neymar, vale reconhecer também a importância dos gols marcados por Kléber Pereira e Elias. As vantagens pelo empate nesta fase agora são de Santos e Corinthians, times que ainda precisarão mostrar mais raça e inspiração do que os rivais, teoricamente mais fortes, na segunda partida.

Na prática, ainda está tudo indefinido. Não há prováveis vencedores, embora eu não tenha mudado meus palpites (na semana passada, cravei São Paulo e Palmeiras na decisão).

Há sim, no entanto, uma probabilidade enorme de voltarmos a ver dois belos jogos neste final de semana. O tal do "Paulistinha", ao menos nesta reta final, voltou a ser o Paulistão de outros
tempos!

Nenhum comentário: