sexta-feira, 13 de março de 2009

Site internacional do Timão vaza antes de lançamento. E Gamarra é novamente esquecido!

Ainda não lançado oficialmente, o site internacional do Corinthians acabou vazando na internet. Comunidades corintianas no Orkut e outros sites e blogs já disponibilizaram o link da página.

Curioso que sou, também dei uma olhadinha na novidade e achei a idéia muito bacana. O site pode ser conferido em português, inglês e espanhol. E traz informações sobre o time, a ficha de todos os jogadores do elenco, link para a tal TV Timão (que ainda não emplacou), um vídeo com um depoimento do presidente Andres Sanchez, as últimas notícias do clube, papéis de parede etc...

Não chega a ser inovador, mas é um instrumento importantíssimo para a divulgação do nome e da história do time no exterior. Ainda mais em tempos de "Ronaldomania".

Porém, fiquei decepcionado ao entrar numa página com as fichas completas de 40 grandes ídolos da Fiel Torcida. Nomes incontestáveis, como Sócrates, Rivelino, Neto, Gilmar, Marcelinho, Luizinho, Claudio, Tevez, Rincón, Dida, Wladimir, Servílio, Teleca, Basílio, Zé Maria e Vampeta, aparecem na lista.

Inexplicavelmente, no entanto, mais uma vez a diretoria alvinegra se esqueceu (ou resolveu se esquecer) do maior zagueiro corintianos das últimas décadas. Ou talvez do maior de todos tempos, ao lado do gigante Domingos da Guia. Refiro-me a Carlos Alberto Gamarra Pavon, o "Pelé da zaga", capitão do título brasileiro de 98 e único jogador de um clube brasileiro a aparecer na seleção da Copa de 98 (lembrando que o defensor não cometeu uma única falta em quatro jogos naquele Mundial).

A mesma injustiça já havia sido cometida no bonito e moderno Memorial do clube (Gamarra não aparece na relação dos 50 maiores jogadores do time em todos os tempos). Tenho quase certeza que sua exclusão (ou simplesmente a omissão de seu nome) se deve ao fato de o mesmo estar defendendo o Palmeiras na época da inauguração do Memorial. O que, pra mim, não seria razão para esquecê-lo. Até porque ele não jogou no Palmeiras 5% do que mostrou com o manto sagrado alvinegro.

Senti-me então na obrigação de enviar um e-mail para o novo site. E não é que a resposta veio no mesmo dia? O simpático Eduardo Costa, diretor da empresa responsável pela criação da página, enviou um e-mail, confidenciando que concordava comigo. No entanto, ele explicou que todas as fotos, videos e fichas técnicas utilizadas no novo site vieram do próprio Memorial do clube. Por isso, não havia como incluir a ficha técnica de Gamarra e de outros "esquecidos", tais como Luizão, Carlos, Dinei, Zenon, Amaral (o zagueiro), Edson e Ado, todos eles citados pelo próprio Eduardo.

A resposta foi também copiada para Edgard Ortiz, coordenador do projeto, conselheiro e assessor especial do presidente Andres Sanchez. Ficamos então esperando que a enorme injustiça com o zagueiro paraguaio seja em breve reparada.

Ah, não estranhem a ausência de link nesta nota para o site internacional do Timão. Embora já esteja pipocando na internet (é facilmente achado nas comunidades corintianas no orkut), não recebi autorização para divulgá-lo. Bem, não dei a carona, mas acho que emprestei a canoa para vocês, curiosos alvinegros, atravessarem o rio.

E segue abaixo o último parágrafo do e-mail enviado pelo criador do site, que mostra a dedicação do mesmo na realização deste novo projeto:

"Toda a empresa trabalhou apaixonadamente nesse projeto, desde a primeira solicitação do Corinthains até sua concepção final. Este trabalho foi um sonho que se realizou em minha vida. Atenciosamente, Eduardo Costa"

4 comentários:

Unknown disse...

Thomaz, acho seu comentario muito pertinente, tenho 27 anos e o Gamarra foi o melhor zagueiro que já vi jogar e inclusive está na minha seleção do Corinthinas de todos os tempos, segue abaixo, se possível, gostaria que comentasse.

Forte abraço.

Diogo NAscimento

Unknown disse...

Segue a escalação agora:

Ronaldo, Zé Maria, Celio Silva e Gamarra, Vampeta, Rincon, Marcelinho Carioca e Neto, Luizão e Tevez.

Diogo NAscimento.

Anônimo disse...

Thomaz concordo com vc em muitos craques do timao, entre eles , marcelinho, neto , gamarra e carlitos. e espero um ataque com Ronaldo e Tevez abraços marc

Anônimo disse...

Quando o memorial foi inaugurado o Gamarra constava na relação dos maiores jogadores da história do Timão.

O problema é que, na mesma época, o zagueiro paraguaio assinou contrato com o Palmeiras.

O resto da história não precisa ser contado...