sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Enquete: Xodó da Fiel bate o Pé de Ouro e o Pequeno Polegar


A última enquete deste blog foi a que mais recebeu votos. 264 ao todo. Talvez pelo tema, talvez por ser ligada ao Corinthians.

De qualquer maneira, todo torcedor gosta de eleger seus grandes ídolos. E sempre tem um em especial. Por essa razão, as próximas enquetes darão também a oportunidade para torcedores de São Paulo, Palmeiras e Santos.

Na enquete alvinegra, a vitória ficou com o craque Neto. Marcelinho foi o segundo. Era exatamente o que eu esperava. Em minhas pesquisas pessoais, sem nenhum parâmetro ou critério mais técnico (basicamente, perguntando a amigos e ouvintes), Neto e Marcelinho são sempre os mais lembrados pelos corintianos.

Por três razões, creio eu: são ídolos recentes, são figuras polêmicas e carismáticas e, principalmente, conquistaram títulos importantíssimos.

Neto é sinônimo do primeiro título brasileiro do clube, enquanto Marcelinho é sinônimo de uma época de ouro para o Coringão. Com ele, o Timão deixou de ser uma potência estadual para se tornar, definitivamente, uma força nacional (com o craque carioca, o Coringão venceu dois Brasileiros, um Mundial e uma Copa do Brasil).


E a vantagem alcançada por Neto nesta disputa particular (72 votos contra 50 de Marcelinho) se deve provavelmente ao fato de estar mais em evidência na mídia, como comentarista consagrado no rádio e na TV.

Surpreendente, no entanto, foi a presença de Luizinho na terceira posição. Não que ele não mereça um lugar de destaque, muito pelo contrário. Só que Luizinho teve muito mais votos do que Claudio, com quem jogou durante anos no Parque São Jorge. E os dois tinham igual importância naquela máquina alvinegra dos anos 50 e dividiam o carinho da Fiel.

Claudio só teve três votos (cerca de 1%), contra 48 votos do Pequeno Polegar. Provavelmente, alguma comunidade do ídolo no orkut ou mesmo algum fã apaixonado do jogador deve ter feito algum tipo de campanha para que ele recebesse mais votos. O que, de jeito nenhum, fere a legitimidade do resultado.

Destaque ainda para as boas votações de Sócrates (quarto colocado, com 25 votos) e do goleiro Ronaldo (quinto, com 17). Números normais, em minha avaliação.


Já os 15 votos para Ronaldo Fenômeno (5% do total) também não me surpreendem, pelo carisma absurdo e futebol sensacional do atacante, mas não são exatamente justos. Ainda mais se verificarmos que ele teve mais votos que Rivelino (nove), Baltazar (cinco), Gilmar dos Santos Neves (quatro) e Wladimir (dois), ídolos que ficaram muito mais tempo no clube.

Carlitos Tevez também foi lembrado (dez votos, que seriam muito mais caso o argentino tivesse ficado mais tempo no clube) e o primeiro grande ídolo da história alvinegra, Neco, recebeu apenas cerca de um por cento dos votos (quatro, no total).

Um comentário:

joao disse...

uma grande injustiça por parte de quem escolheu neto como maior idolo da fiel,primeiro ele acha muito engraçado as brigadeinhas que o doutor marco aurelio cunha tira do corinthians na band segundo guando o timao estar em crise ele é o primeiro a meter o pau no corintinhas teceiro o pai dele é spfc e ele não tem consideração por time nenhum a não ser o guarani-sp.