sexta-feira, 26 de junho de 2009

Confronto final cada vez mais próximo


A história de uma das séries de maior sucesso do cinema teve início em 1997, com o lançamento do primeiro livro da escritora inglesa J.K. Rowling. "Harry Potter e a Pedra Filosofal" rapidamente se tranformou num fenômeno comercial em todo o planeta, garantindo a autora a possibilidade de contar novas aventuras daquele que se tornaria o bruxo mais famoso de todos os tempos.

Doze anos, seis livros e cinco adaptações para o cinema depois, os milhões de fãs de Harry Potter espalhados pelo mundo contam os dias para a estreia do sexto e antepenúltimo filme da série, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".

E não foi uma espera fácil. A data original de lançamento de "O Enigma do Príncipe" nos EUA era 21 de novembro de 2008, mas por conta da greve dos roteiristas em Hollywood, que atrasou a estreia de dezenas de produções milionárias, o filme foi empurrado para o ano seguinte. No Brasil, a estreia está marcada para o dia 15 deste mês.

Pela segunda vez, a direção é assinada por David Yates, que havia trabalhado em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", de 2007. O cineasta teve uma tarefa das mais difíceis. Conseguir incluir em 140 minutos de filme os principais detalhes de um dos melhores livros da série, talvez o mais envolvente de todos.

Desta vez, tirando uma ou outra exceção (e numa delas reside a maior surpresa da trama, que só será revelada no oitavo filme), já se sabe perfeitamente por qual lado cada um dos personagens está lutando.

Sabe-se também que o temido Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) está a um passo de retornar em definitivo ao mundo mágico. E por essa razão, o diretor da escola Hogwarts, Alvo Dumbledore (Michael Gambon), decide revelar segredos do passado do vilão a Harry Potter.

Enquanto isso, na mesma Hogwarts, um novo professor de Poções é contratado e o sinistro Severo Snape (Alan Rickman) passa a dar aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, o que deixa Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint) arrepiados.

Como já acontecera nos últimos dois livros (e filmes), o protagonista encontra tempo, entre uma aventura e outra, para se apaixonar.

Depois do aguardado primeiro beijo em Cho Chang (Katie Leung), neste novo capítulo Potter se apaixona por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo.

Quanto ao título da nova aventura, o tal enigma será desvendado aos poucos por Potter, graças a um livro misterioso, que teria pertencido a um príncipe "sangue-ruim".

A expressão pejorativa é usada pelos bruxos para definir aqueles que são filhos de pai bruxo com mãe "trouxa" (ser humano normal, sem poderes mágicos) ou vice-versa.

Mas você, leitor deste blog, certamente já conhecia essa explicação. A não ser que ainda não tenha lido ou assistido a nenhuma das aventuras do personagem mais rentável do mundo do entretenimento das últimas décadas.

Se ainda não o fez, é besteira começar a entender o mundo dos bruxos por essa sexta produção nas telonas. Você ficará mais perdido do que um jogador de quadribol fora da vassoura.

Vale muito mais a pena pegar o primeiro filme na locadora (que aliás foi o responsável pela quarta maior bilheteria da história do cinema) e ir mergulhando nesta mágica aventura, filme a filme.

Ou, o que certamente seria ainda mais prazeroso, livro a livro.

Texto escrito originalmente para a revista Viva News

Nenhum comentário: